Aprendizagem em tempo e espaço diferenciados

Coordenadora Adm. Pedagógica -  Márcia Terres

Coordenadora Educacional - Graziela Pereira Lopes

Coordenadora da Educação Judaica - Ilana Eilberg

Coordenador de Educação Física e Esportes - Carlos Eduardo Berwanger

Coordenadora de Dança - Elana Wainstein Fridman

O ingresso no EF I marca o início da formalização da leitura e da escrita. Através da construção e apropriação das normas que regulam a literatura, a matemática, as ciências sociais e naturais, as artes e as mais variadas manifestações expressivas e culturais, as crianças ampliam sua capacidade de ler o mundo e desenvolvem as competências necessárias para sua vivência como cidadãos.

O Projeto Israelita 3.0 será gradativamente implementado nos demais anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com conclusão de implantação prevista para 2020.

A concretização da proposta pedagógica do Ensino Fundamental I não acontece apenas nas salas de aula. Ela tem como espaço qualificado e diferenciado a pequena cidade, a Ir Ktaná, onde, através de projetos interdisciplinares, os alunos realizam aprendizagens significativas tanto do ponto de vista cognitivo como socioafetivo, preparando-se para a vida, em situações que abordam questões de cidadania, de comportamento ecorresponsável, de economia, de política, de responsabilidade social, de cultura, de empreendedorismo e de iniciação à pesquisa científica, adequados a cada faixa etária.

Os alunos elegem o prefeito, os vereadores e os secretários da pequena cidade, vivenciando situações de cidadania. Ao mesmo tempo, circulam pelas ruas e unidades da Ir Ktaná, no decorrer de diferentes projetos que dão vida à pequena-cidade, passando pela horta, pela casa da família, pelo centro de cultura e erudição, pelo supermercado, pela sinagoga, pela ágora, pelo núcleo de ciências e tecnologia, pelo banco.

A Fábrica de Chocolate, o Livro do 5º ano, a Horta, o Jornal, as apresentações e exposições de arte no Centro Cultural, as oficinas no Núcleo de Ciência e Tecnologia, as receitas preparadas na casa da família, o uso do supermercado para vender e comprar - utilizando o Irk, a moeda oficial da Ir Ktaná -, a Ecofeira nos jardins, o Clube de Empreendedorismo, a Sinagoga para os encontros de Cultura Judaica e para o shabat, as reuniões na Ágora, os encontros do prefeito,  vereadores e secretários na Prefeitura e na Câmara são momentos pedagógicos que envolvem aprendizagens significativas e apropriação dos conhecimentos de diferentes áreas, em tempo real, ao mesmo tempo em que oportunizam o trabalho em equipe, a partilha  de materiais e a aprendizagem  das regras necessárias para a vida em comunidade.

Você está aqui: Etapas Ensino Fundamental I