Escrito por  Marcos Donaduce
in Geral
Hits 15409

90 anos de História

A Sociedade Mantenedora da escola Israelita de nível primário foi fundada em 4 de junho de 1922 e funcionava em uma casa na Rua Oswaldo Aranha. Dois anos depois, em 1938, a sede passou a ser o Centro Israelita Porto-Alegrense, na Rua Henrique Dias. A sua imagem até a década de quarenta era de escola de bairro, dona de um ambiente muito acolhedor e afetivo.

Nas duas primeiras décadas de vida, o Israelita contou com professores e dirigentes preocupados com a situação política do país, em um momento em que a ditadura perseguia estrangeiros e judeus, favorecendo aos preconceitos de raça e religião, e preocupados em criar uma escola para todos, com o objetivo de aumentar o número de alunos.

Com a mudança para a sede da Protásio Alves, a Escola necessitava de instalações mais modernas para atender ao novo currículo pedagógico que contava com esporte, música, teatro e aulas de dança.

No final da década de quarenta, criaram-se vagas para o curso ginasial, que antes não existia. Em conseqüência disso, a Escola passou de 156 alunos em 1945 para 254 alunos em 1947, o que ocasionou a construção de ambientes maiores e um ginásio para atender a esse público.

Ao longo dos anos, o Colégio Israelita Brasileiro conseguiu criar um projeto pedagógico que atende tantos às pessoas de origem judaica quanto outros públicos. O Israelita acredita em um conjunto significativo de valores, resultado de um judaísmo ativo, repleto de conhecimento, força de grupo e ideais.

A cultura, no sentido amplo da palavra, é o centro do seu projeto educativo. Os alunos são incentivados a buscar na literatura, ciência, formas de expressão corporal e artes, seus próprios espaços de realização pessoal e auto-superação.

A solidariedade, entendida como a responsabilidade que temos uns pelos outros, é o sentido que o Colégio atribui à participação no espaço coletivo.

É por todas essas razões que o Israelita valoriza a memória, habilita seus alunos a uma participação produtiva num mundo plural e enfatiza a qualidade das relações humanas na formação de seus jovens.

Você está aqui: Quem Somos História