Aug 2013

MiniKnesset – Parlamentar por um dia

Aug 2013

Aprofundamento a respeito da política israelense, defesa de ideologia partidária e discussão de temas polêmicos envolvendo o Estado de Israel.

Essas são apenas algumas das situações vivenciadas pelos alunos da segunda série do ensino médio durante a MiniKnesset. A atividade, realizada em uma parceria entre o Colégio Israelita Brasileiro e o Eitan (Departamento de Educação da Agência Judaica), está em seu quarto ano consecutivo e visa simular, durante o dia inteiro, uma sessão do Parlamento Israelense. A preparação para esse dia é intensa. Durante dois meses, madrichim dos três movimentos juvenis e morim de cultura judaica realizam aulas específicas sobre a política referente ao Estado de Israel.

A simulação

Você simpatiza com o Likud? Com o Avodá? Com o Chadash? Durante a simulação, você defenderá, com todas as suas forças, um partido específico. A situação permite que o aluno encontre meios criativos para argumentar mesmo que, pessoalmente, não se identifique com o partido que representa.

Vestidos com as roupas características de seus partidos políticos, os parlamentares do Israelita chegam à Escola e logo são credenciados com crachás de identificação. Ao longo da manhã, dentro da Ir Ktaná, duas sessões plenárias se desenvolvem paralelamente. A primeira tem o objetivo de definir se os árabes devem servir ao exército. Na segunda, abordam o direito das mulheres em frequentar o Kotel. Polêmicas e mais polêmicas. Argumentação seguida, de perto, de contra argumentação. Projetos de lei são elaborados. Após a leitura deles, os próprios parlamentares têm o poder de vetá-los ou aprová-los. Se a maioria concordar, os projetos são aprovados.

Sentimento e envolvimento. Futuras lideranças em fase de amadurecimento. Convivência com diferentes ideologias. MiniKnesset: um grande projeto com grandes resultados.

Você está aqui: Quem Somos Institucional Judaísmo MiniKnesset – Parlamentar por um dia