Escrito por  Admin
in Projetos
Hits 5271

Núcleo de Cultura e Erudição

O Núcleo de Cultura e Erudição tem por finalidade desenvolver experiências que enriqueçam o universo dos alunos.

Os eventos culturais escolhidos abrangem todas as áreas de estudo, permitindo, assim, a participação efetiva de alunos e profissionais.

Oficinas oferecidas

Brinquedos e Jogos infantis (Paideia)

Público: Ensino Fundamental I (1º e 2º ano)

Descrição: A oficina objetiva resgatar brincadeiras e construir jogos com sucata e materiais recicláveis, de modo a oportunizar a independência, estimular a sensibilidade visual e auditiva, valorizar a cultura popular, desenvolver as habilidades motoras, exercitar a imaginação e a criatividade e aumentar a integração entre as crianças.

Cinema na 6ª Série

Público: Fundamental II (Realização: 6º ano – Monitoria: 7º ano)

Descrição: Produção de curtas baseados nas histórias de vida relatadas durante a execução do Projeto Raízes. O projeto inclui a construção de roteiros, filmagem, edição, exibição dos filmes e premiação conforme as categorias do Oscar.

Radiodifusão (Paideia)

Público: Ensino Fundamental II (6º e 7º ano)

Descrição: Capacitação de alunos para que possam atuar na Rádio Ir Ktaná como repórteres, locutores e operadores de áudio. O curso oferece formação teórico-prática em 12 encontros presenciais e 10 em Ead.

Contação de histórias (Paideia)

Público: Ensino Fundamental II (7º ano)

Descrição: Capacitação de alunos para atuarem na Educação infantil e no Ensino Fundamental I como contadores de histórias. A oficina explora diferentes técnicas de contação: varal, fantoches de dedo, de palito, de mãos, avental, teatro entre outras. Além disso, os contadores são orientados quanto à escolha e consequente exploração de histórias conforme a faixa etária de cada grupo de ouvintes.

Press School – Produção Gráfica

Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Descrição: Montagem de um Núcleo de Produção Gráfica responsável por criar e reproduzir materiais gráficos de circulação interna do Israelita: folders, cartazes, banners, convites, etc.

Scrapbook

Público: Fundamental II (6º, 7º e 8º ano) e Ensino Médio

Descrição: Resgate da trajetória de vida a partir da montagem de um álbum fotográfico personalizado, incluindo anotações e textos que registrem os momentos significativos da história de cada participante da oficina.

Fotonovela (Paideia)

Público: Fundamental II (8º ano) e Ensino Médio

Descrição: Criação e montagem de uma fotonovela. Os participantes aprendem a construir a trama, a redigir os diálogos e narrações, a fotografar as cenas e a montar a história em forma de revista.

Edição e Vídeo

Público: Ensino Fundamental II e Médio

Descrição: A oficina propõe a apropriação de técnicas para editar vídeos. Durante os encontros, os alunos aprenderão a selecionar cenas, fazer cortes, melhorar o áudio, colocar legendas, operar cenas de transição, colocar trilha sonora, efeitos sonoros e visuais, etc...

Sarau Poético

Público: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ex-Alunos

Descrição: Reunião de alunos e ex-alunos que fizeram parte da história dos 10 anos de sarau poético da 5ª. Série para, em uma nova produção cultural comemorativa, explorar a música, a dança, o teatro e a literatura.

Música e Literatura

Público: Ensino Médio

Descrição: As atividades propostas para essa oficina estão focadas em períodos representativos da Cultura/Literatura Brasileira no que se refere às produções musicais de cada época. Os participantes interagem com o mediador e podem participar das oficinas com suas bandas ou tocando seus instrumentos musicais individualmente.

Você está aqui: Projetos Israelita Núcleo de Cultura e Erudição