Escrito por  Admin
in Projetos
Hits 5051

Israelita Ecorresponsável

No Israelita, o conceito de ecorresponsabilidade sai das revistas e livros didáticos para o cotidiano da Escola.

Há uma clara preocupação com a sustentabilidade do Planeta, a qual começou a se efetivar na prática, através da separação do lixo do Colégio (orgânico e seco, em suas diferentes classificações). As folhas de ofício usadas na Escola são de papel reciclado. Os copos descartáveis, sempre que possível, são substituídos por ecológicos ou não descartáveis. Além dessas práticas, ocorrem a educação ambiental nas salas de aula e oficinas específicas.

Algumas ações:

- Livro do 4º ano tem selo do Carbono Neutro

O que é o Selo Carbono Neutro?

É um selo de neutralização de carbono. Como o aquecimento global está diretamente relacionado ao consumo de energia, aos resíduos que produzimos e gases que liberamos nas nossas atividades, a neutralização do carbono é uma forma de equilibrar as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera. O carbono emitido por todo o evento 'Estação Israelita' ou pela produção do livro do 4º ano (papel utilizado, energia gasta, etc.) é inventariado e quantificado, resultando num número de árvores que serão plantadas e mantidas em área de preservação ambiental. Essas árvores produzem o oxigênio equivalente ao carbono emitido nas ações humanas.

- Ações para o tratamento do lixo

O Colégio conta com latas de lixo coloridas em espaços de grande circulação onde é possível separar os dejetos em seco e orgânico. Além disso, representantes do DMLU ministram treinamento para os funcionários do Israelita sobre a importância da coleta do lixo, a diferença dos materiais seco e orgânico e como são feitas a reciclagem e o transporte dos resíduos.

A preocupação da Escola com o Meio Ambiente não para por aí. Através de uma parceria com o Banco Real, o Israelita ganhou um coletor de pilhas que está localizado ao lado do coletor de óleo. Toda a comunidade escolar está convidada a contribuir. Traga sua pilha usada, coloque no coletor e participe!

- Patrulha Ecorresponsável

O projeto Patrulha Ecorresponsável tem como principal objetivo estimular de forma voluntária o trabalho de conscientização e educação ambiental efetiva junto à comunidade escolar e público externo. São adotados padrões de funcionamento de acordo com os preceitos da sustentabilidade presentes no projeto maior da escola chamado Israelita Ecorresponsável.

Você está aqui: Projetos Israelita Israelita Ecorresponsável