Escrito por  Admin
in Projetos
Hits 4915

Núcleo Educacional de Empreendedores

O Colégio Israelita tem o empreendedorismo como um dos seus pilares pedagógicos. O Colégio acredita que é papel da Escola mostrar caminhos para que os jovens possam gerenciar suas vidas.

Para gerenciar o desenvolvimento das competências empreendedoras junto aos alunos e profissionais da Escola, existe o Núcleo Educacional de Empreendedores, situado na Ir Ktaná, o qual conta com uma incubadora que desenvolve oficinas e projetos curriculares e extracurriculares.

Através do empreendedorismo, o Israelita habilita seus alunos para um mundo com novas relações de trabalho, em que a expectativa de vida é muito maior do que há 40 anos atrás.

O Israelita é a única escola de Porto Alegre a possuir uma assessoria permanente do SEBRAE/RS. Reuniões periódicas são realizadas com os professores para auxiliar na abordagem em sala-de-aula dos conceitos básicos do empreendedorismo: visão, planejamento, comprometimento e persistência.

No Núcleo Educacional de Empreendedores, os estudantes realizam reuniões com os pais e empresas em busca de parcerias durante todo o ano. Em projetos como a rádio do 3º ano do Ensino Fundamental, o livro do 4º ano e a produção de curta-metragens na 5ª Série, os estudantes têm que planejar, executar e discutir os “empreendimentos”. Todos os processos que envolvem a edição e o lançamento de um livro, a execução de uma rádio ou a produção de um vídeo, vão constituindo a bagagem de aprendizado dos alunos ao longo da vida escolar. Os projetos do Núcleo estão sempre vinculados a ações sociais, e trabalham as diversas áreas do conhecimento através da interdisciplinaridade.

Um projeto multidisciplinar também auxilia os estudantes a entenderem conceitos e interpretarem notícias de economia e finanças. Os alunos aprendem como gerenciar seus orçamentos através da educação financeira.

Além disso, o Colégio participa das atividades da Associação Junior Achievement. As miniempresas do Israelita, formadas por jovens do Ensino Médio, se destacam pela criatividade e rentabilidade. Em 2003, por exemplo, a Escola representou o Brasil no Fórum Internacional de Empreendedores, no México.

Nossos diferenciais

* Parceria com o SEBRAE/RS para assessoria permanente no desenvolvimento de um currículo empreendedor.

* Parcerias com a iniciativa privada e com diversas organizações da sociedade, como o Santander Cultural e a ONG Parceiros Voluntários.

* Projetos interdisciplinares, com participação de alunos, professores e empresas na concepção, viabilização financeira e execução das atividades.

* Empreendedorismo Social: experiências de voluntariado e ações solidárias marcam os alunos, principalmente nas Séries Finais.

* A preparação dos estudantes para serem gestores de suas próprias vidas passa pela educação financeira.

Você está aqui: Projetos Israelita Núcleo Educacional de Empreendedores