Jun 2018

Jogo dos Canudos: gamificação para aprender a tabuada

Jun 2018

Metodologia aplicada com a turma 21 promoveu a compreensão multiplicativa do 3.

Apresentar a relação dos produtos de multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos foi o objetivo do Jogo dos Canudos,  uma prática de gamificação que utiliza copos e canudos para promover a compreensão da operação de multiplicação de maneira lúdica e cooperativa. Na conclusão da atividade, os alunos sistematizaram as aprendizagens num exercício de metacognição, produzindo relatórios nos quais descreveram as compreensões que tiveram do jogo. “Com essa proposta, além da participação coletiva, o que promove a interação dos saberes, os alunos compreendem a ideia multiplicativa e não por memorização, um exercício lógico e temporal”, apontou a educadora Daiane Moreira.

Você está aqui: Home Jogo dos Canudos: gamificação para aprender a tabuada