29
May 2018
in Colégio Israelita Brasileiro
Hits 98

Alunos do 6º ano vivenciam o papel de professor em atividade do Currículo Sociofetivo

29
May 2018
(1 Voto)

Metodologia desenvolve competências sociais. 

O currículo tradicional já não dá conta de desenvolver todas as competências que os alunos necessitam para enfrentar os desafios do século 21. O mundo abre espaço e cobra que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e participem deste em suas comunidades.  Uma das propostas do Israelita para reconectar o indivíduo à realidade em que vive passa pelo desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, as crianças  aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para  alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outras.

Os encontros da "disciplina"  Inteligência Socioemocional têm proporcionado experiências que atribuem o protagonismo ao aluno e possibilitam o desenvolvimento dessas competências. Como forma de trabalhar as habilidades sociais importantes nesta faixa etária, foi proposta a troca de papeis com professores. Grupos de alunos realizam a gestão da sala de aula, sendo responsáveis pela definição do tema a ser exposto e a metodologia aplicada neste processo.  Slime, redes sociais, feminismo e esportes estiveram entre as pautas trabalhadas. Ao final de cada atividade, a turma promove uma avaliação coletiva, com base nas seguintes competências: assertividade, comunicação e trabalho em grupo. 

/4
Tags:
Classificação (Votos: )
Comentários: ()

voltar ao topo