Screen

Profile

Menu Style

Cpanel
Escrito por  Administrator
in Projetos
Hits 5973

Núcleo de Ciência & Tecnologia

O Israelita dispõe de laboratórios de Química, Física e Biologia para que os estudantes possam pôr em prática os conceitos apreendidos. O Colégio tem a preocupação de trazer os conteúdos para o “mundo real”, para serem utilizados no cotidiano, na vida dos alunos.

Nas dependências da Ir Ktaná, a cidade-laboratório do Israelita, há um espaço destinado ao Núcleo de Ciência & Tecnologia, no qual são oferecidas oficinas e orientações de pesquisa.

A comunidade escolar é convidada a conhecer as pesquisas e descobertas dos estudantes em eventos científicos ao longo do ano, como o Salão de Iniciação Científica.

O aluno pode participar, no turno inverso ao letivo, de trabalhos de campo em pesquisas científicas. Esse processo culmina com a apresentação dos estudos em diversos fóruns de pesquisa, dentre eles o Salão de Iniciação Científica da UFRGS. A fim de qualificar ainda mais o ensino, a formação dos profissionais da Escola é permanente, e os professores estudam a própria sala de aula. O processo educacional, os hábitos de estudo, as avaliações e dificuldades de aprendizagem e a utilização da Internet, são temáticas debatidas em eventos, seminários, trabalhos de grupo e reuniões de professores. O Israelita possui parcerias com universidades como a PUCRS e a UFRGS na área de formação.

O Israelita se preocupa com a utilização ética dos recursos da Internet pelos seus alunos. No Núcleo de Informática, os estudantes realizam pesquisas responsáveis, sob coordenação dos professores.

Oficinas oferecidas

Rádio da Ir Ktaná

Público: 5º ano do Ensino Fundamental II

Voltado para alunos do quinto ano, tem como objetivo fornecer um embasamento teórico e pratico sobre o funcionamento dos transmissores de rádio, seu funcionamento, seu histórico e projeções futuras. A oficina conta com cinco encontros onde o aluno será capacitado a compreender o funcionamento de transmissão e sistemas eletrônicos e internet que possibilitam a veiculação de programas de rádio. Essa está vinculada a oficina de capacitação radiofônica e produção de roteiros ministrada pelas professoras Elin Lautert e Catarina Deggeroni.

Automação e Introdução a Robótica

Público: 5º ano do Ensino fundamental II

Nesta oficina os alunos têm o primeiro contato com sistemas que movam-se por si, tem o objetivo de introduzi-los a robótica. Recebem, também, rudimentos de eletrônica, tais como noções de fontes de energia e sistemas lógicos.

Fotografia Rápida

Público: 5º a 8º ano do Ensino fundamental II e Médio

Fazendo uso de um dispositivos eletrônicos equipamentos em parceria com a UFRGS a oficina visa gerar fotografias para análise dos movimento humanos em esportes. Esta oficina conta com o apoio da cadeira de educação física.

Fotografia Aplicada

Público: 8º ano do Ensino fundamental

Fazendo uso de um dispositivo eletrônico, confeccionado no próprio NC&T, os alunos são capazes de fotografar eventos que ocorrem muito rapidamente, tais como um balão estourando. São introduzidos, também, conceitos básicos de fotografia.

Eletrônica

Público: 7º ano a 2ª série do Ensino fundamental e Médio

Introduz os conceitos básicos da eletrônica, capacitando o aluno a montar e interpretar circuitos eletrônicos. São desenvolvidos projetos e cálculos na área da eletricidade, eletrônica e microeletrônica.

Astronomia

Público: 5º ano do Ensino fundamental I

Os alunos inscritos nesta oficina receberão instruções básicas sobre posicionamento, localização e conceitos de astronomia. Localizar-se no espaço e localiza astros de relevante importância.

Astronomia

Público: 7º a 8º ano do Ensino fundamental e Médio

Sendo a única escola de nível médio com equipamentos e horário regular para astronomia, a oficina oferece uma introdução à observação do céu através de equipamentos que vão do simples aos mais sofisticados, tais como telescópios computadorizados. O aluno conclui o curso com capacidades especificas no campo astronômico, o que o qualifica para continuar suas observações e se tornar um excelente astrônomo amador.

Fotografia

Público: 7º ano a 2ª série do Ensino fundamental e Médio

Por outra vez a única escola de ensino médio com laboratório específico para fotografia digital com câmeras e computadores específicos para tal prática. Esta oficina introduz conceitos da fotografia livre e em estúdio, qualificando o aluno para este tipo de atividade.

Conteúdo Total

Público: 3ª série do Ensino Médio

“Se um cidadão do século passado avançasse no tempo e desembarcasse no século XXI teria inúmeras e enormes surpresas em quaisquer ambientes nos quais tentasse situar-se: nas ruas, na recepção de um escritório, na sala ou na cozinha de uma residência. O local onde talvez se sentisse mais à vontade, porque reconheceria inúmeras características de seu próprio tempo, seria a sala de aula.”

A proposta prevê um “NetBook ou Ipad” por aluno, tal equipamento é entregue no primeiro dia de aula contendo, já em seu HD, todo o material didático a ser utilizado durante o ano letivo. A sala possuirá acesso a internet e entrante para todos os computadores, tal recurso possibilitará a utilização, em tempo real, de um laboratório virtual, pois todo o aluno possuirá os recursos em seu computador.

Energia Solar

Público: 8º ano a 2ª série do Ensino fundamental e Médio

Introduz os conceitos de preservação da natureza, juntamente com conceitos físicos e fontes renováveis de energia. Esta oficina tem uma parceria com a empresa Magnettec, fornecedora de painéis solares.

Escolinha de Foguetes

Público: 6º a 7º ano do Ensino fundamental e Médio

Fornece para as turmas de sétima série os fundamentos da aniônica com ênfase na produção de foguetes caseiros, explora os princípios da propulsão e conceitos físicosaplicados.

Projeto Patrulha ecorresponsável

Público: 6º ano a 8º ano do Ensino fundamental e Médio

Objetivo: Através do voluntariado, o projeto Marketing ecológico tem como objetivo despertar no aluno a busca por soluções sustentáveis aos problemas enfrentados no cotidiano os quais, resultam na utilização inadequada dos recursos naturais e resíduos diários. Através da parceria deste grupo de trabalho, do setor pedagógico e administrativo procura-se se atingir em uma maior amplitude a comunidade escolar, a fim de promover uma mudança nos hábitos e atitudes de forma eco responsável.

/8
Tags:
Classificação (Votos: )
Comentários: ()

Login to post comments

Parceiros

Você está aqui: Projetos Israelita Núcleo de Ciência & Tecnologia