Político-Pedagógico

O Currículo Socioafetivo é um conjunto de objetivos, competências e conteúdos relativos às áreas de desenvolvimento social e afetivo dos alunos, para além das práticas educativas centradas na dimensão cognitiva.

Assista ao Vídeo Institucional do Israelita!

Aspectos como relações interpessoais, emoções, afetos, identidade e autoestima são foco intencional da intervenção pedagógica, tendo em conta as repercussões das vivências desse período para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Desde 1996, em seu Marco Referencial, o Colégio Israelita define a questão do relacionamento como um de seus três pilares básicos, ao lado da excelência de ensino e da cultura.

Os temas do Currículo Socioafetivo são trabalhados transversalmente, ao longo de toda a escolaridade, e abordados numa perspectiva interdisciplinar, já que, pela sua complexidade, os componentes curriculares escapam aos limites estanques das disciplinas. O Currículo está organizado em dois grandes eixos: convivência e identidade.

Convivência

Neste bloco, estão contemplados os temas habilidades sociais, ética, desenvolvimento moral (tendo autonomia como meta) e qualificação do ambiente (através do Projeto Espaço Bom Pra Conviver).

Do Nível A até o 5º ano, os alunos contam com um encontro sistemático semanal, coordenado pela estagiária de Psicologia e pela professora de classe, para trabalhar as habilidades sociais no projeto Aprender a conviver na Escola.

No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, são definidos focos de trabalho por série e, a partir deles, elaborados projetos interdisciplinares para o desenvolvimento das habilidades sociais selecionadas. Também são organizados grupos de reflexão, a fim de trabalhar a relação do adolescente consigo mesmo, com os outros e com o ambiente, oportunizando o desenvolvimento de competências e habilidades para se relacionar adequadamente com os grupos e o espaço em que está inserido.

Identidade

Nesse bloco, são abordados os temas da sexualidade, autoestima e autoconhecimento, iniciativa pessoal e identidade judaica. O projeto mais significativo nesse eixo é o Curriculum Vitae.

Curriculum Vitae

O Projeto Curriculum Vitae é um sistema continuado de tutorias individuais e ferramentas desenvolvidas para o acompanhamento da trajetória escolar de cada aluno.

Desde o Maternal III, os alunos participam de diversos projetos escolares, os quais são registrados no Passaporte da Ir Ktaná – uma forma de sensibilização para a gestão da própria vida.

Com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o Colégio trabalha o sistema de tutorias, inspirado no modelo de coaching, utilizado em grandes organizações. O processo é desenvolvido por professores-tutores, capacitados a estimular e despertar nos alunos o sentido da melhoria contínua na vida pessoal. O oferecimento de oficinas extracurriculares amplia as possibilidades de o aluno estabelecer metas pessoais e um currículo individualizado.

Missão

O Colégio Israelita Brasileiro é uma entidade educacional comunitária, embasada nos valores culturais, éticos e morais do judaísmo, que elege a educação para a Paz e a busca constante pela excelência de ensino com vistas à formação de cidadãos preparados para a vida e para a construção de uma sociedade plural.

Visão

Ser uma instituição reconhecida pela alta qualidade de ensino, cujo projeto educativo valoriza de forma marcante a cultura e as relações interpessoais através de práticas inovadoras, vinculadas à preparação para o empreendedorismo.

Proposta

O Colégio Israelita pauta a sua prática num conjunto significativo de valores, fruto de um judaísmo pulsante, rico em conhecimento, força de grupo e ideais.

A Cultura, tomada em sentido amplo, é o centro do seu projeto educativo. Os alunos são incentivados a buscar na literatura, ciência, formas de expressão corporal e artes, seus próprios espaços de realização pessoal e auto-superação, em uma perspectiva empreendedora.

A Solidariedade, entendida como a responsabilidade que temos uns pelos outros, é o sentido que o Colégio atribui à participação no espaço coletivo.

É por todas essas razões que o Israelita valoriza a memória, habilita seus alunos a uma participação produtiva em um mundo plural e enfatiza a qualidade das relações humanas na formação de seus jovens.

Você está aqui: Home